Pretos do Lodo ou Pretos no Topo?

PM tá apontando a arma para o lugar errado.
O preconceito correu para o outro lado, mas sendo preto, suburbano e vagabundo, já fiquei marcado.
Eu sou medíocre e fraco, mas por meu povo eu enfrento o próprio diabo.
Sou de Cariacica, bairro onde muitos são procurados,
esqueceram de mim, o maior criminoso que causa metanoia, procuram eu, um grande achado.
Poesia é inútil e na sociedade é censurado.
Anota o recado, aquele que veste farda, para o povo preto deixa fardo.
Mas sou suspeito em falar isso, segundo os privilegiados brancos, tô fazendo vitimismo.
De manhã eu saio sorridente, mas não sei até quando ficar contente, tem tiros pra todo lado querendo matar a gente, quando não é da polícia é da sociedade julgando a gente. Se vacilar eu nem volto pra casa, minha raça é perseguida pela segurança maldita e por um sistema que queima a nossa história, o nosso jeito, a nossa vida.
Triste daquele que acham que vão nos calar, que preto não vai a nenhum lugar, que vamos parar para o branco passar. Em um universo tão gigantesco ainda tem gente com tanto preconceito, não sabem que pretos são lindos e que sempre seremos bem-vindos, aqui ou acolá, a nossa história vai reinar, eu vim neste mundo fazer história, e é assim que enfrento a corja que me atormenta 24 horas, por eu ser eu.
Eu digo a eles que eu não vou mudar. Em resposta eles apontam e parece que vão atirar. Seu dedo no gatilho me assusta, mas ainda que eu tenha medo, desistência não é algo que me impulsa. Eu digo todos os dias que todos os meus sonhos eu vou realizar, sendo negro, sendo pobre, eu terei que batalhar.
Quantas vezes eu apanhei? Quantas vezes eu gritei? Mas sozinho, sem desistir, eu mesmo me amparei. Ser negro está no sangue, sou negro de raiz. Minha cor não é bonita, minha raça não é forte, isso há quem diz.
Eu não desisto de sonhar, não desisto de tentar, sei que toda essa batalha vai valer a pena e tudo que eu sonho vai se concretizar.
A sociedade vai evoluir, a mente do povo vai crescer. Esse pensamento supérfluo de julgamento a minha cor, vai desaparecer.
Minha vida vai mudar, eu nunca vou desistir, mesmo que me motivem, em frente estarei sempre a ir.
Não desisto de quem sou, nunca pensei em mudar, a todo o meu povo, com a minha cor irei honrar.

Autores: Giovanne JKR, Fernando Idelfonso e Gabriel Machado

13 comentários:

Comments system

Disqus Shortname

Tecnologia do Blogger.